19 de out. de 2012

1ª Antologia Filosófica do CEMATF 2012

Patrís o que, professor? E escolástica, o que significa? E antologia? Esse foi o início do nosso trabalho com a 1ª Antologia Filosófica do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), projeto realizado entre os meses de agosto e setembro de 2012. O projeto consistiu na pesquisa e elaboração de trabalhos textuais pelos estudantes, a respeito de três temas: patrística, escolástica e a morte no pensamento do filósofo Sêneca. Cada sala foi divida em três grupos, e cada grupo ficou responsável por um tema. O formato do trabalho ficou a critério dos grupos, poderia
ser feito através de poesia, música, cordel, texto.
Os temas foram delimitados previamente pelo grupo de bolsistas da escola, junto ao professor supervisor João Belmiro. Escolhemos estes temas por serem assuntos recorrentes em provas como ENEM e vestibulares. Além disso, Religião era o objeto da II Unidade, que estava sendo trabalhada pelo professor em sala de aula. Dos dias 13 a 24 de agosto, foram realizadas consultorias com os estudantes, tirando dúvidas a respeito dos assuntos, apresentando materiais didáticos que poderiam ser utilizados e textos para pesquisa. As apresentações foram marcadas para os dias 3, 5 e 6 de setembro, nos dois derradeiros horários (de 16:10 às 17:50) .
De modo geral, em nossa avaliação, os resultados foram positivos. Os grupos se esforçaram em fazer bons trabalhos, usaram e abusaram da criatividade, utilizaram diversos recursos e, em muitos casos, demonstraram ter feito boa pesquisa. Houve leitura de poesias, apresentação de música, encenação, história em quadrinhos. As apresentações foram tão criativas, que até um caixão foi levado para a sala, para a encenação de um grupo que tinha como tema a morte em Sêneca. Nossa impressão foi de que a superação e aprendizagem dos estudantes aconteceram de fato, pois no início muitos não sabiam sobre o que tratavam os temas. Além disso, acreditamos que este formato de trabalho facilita a memorização dos assuntos, pois estimula o contato lúdico com eles. O projeto está agora na fase final, de avaliação dos trabalhos, atribuição das notas e escolha – difícil – dos trabalhos que comporão a Antologia impressa.
Bolsistas que integraram o projeto: Alan Brandão, Bruno Silva, Deusdete dos Santos, Heitor Reis, Jaqueline Pimentel, Joviane Marta, Luiza Pacheco, Suzane Lopes e Vera Malaquias. Professor supervisor: João Belmiro. Por: Luiza Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário